quinta-feira, 7 de junho de 2007

Cartas do 8º ano

Onça Pintada


Amazônia, 13 de Março de 2007


Senhores humanos, venho aqui a você contar a minha história.
Sou uma Onça-Pintada, acho que vocês me conhecem bem. Sou mamífero e me alimento de carne, aves, mamíferos e até peixes. Sou noturna, vivo até 20 anos, tenho 3 aninhos e já sou adulta.

Semana passada quase um de vocês me pegou. Já tenho filhotes e está sendo muito complicado criá-los. Ultimamente tem faltado alimento e muitas vezes até água.

Tive que sair da parte da floresta em que vivo, pois um de vocês queimou várias árvores. Com medo saí carregando meus filhotes, mas um ser humano viu e pegou um deles, a minha vontade foi de pegar aquele homem.

Alguns de nós às vezes vão parar em cidades, que é o lugar onde vocês vivem, e quase sempre vocês os matam. Não consigo entender, porque os matam se a culpa é de vocês mesmos. Vocês destroem a mata onde vivemos e ficam com medo de nós. Não temos culpa!

Quando era bem menor, já existia esta destruição do ambiente, mas era um pouco menor. Estou entrando em extinção, porque vocês caçam e destroem o meio ambiente em que vivo com queimadas e poluindo rios e o ar. Posso ser uma ameaça, mas vocês ainda nos caçam, tiram a nossa pele para fazer roupas.

Como 2 kg de alimentos por dia, preciso ocupar um território de 20 a 80 Kg, sozinha para poder caçar minhas presas. Quando vocês destroem, queimam as árvores e derrubam, estão não só acabando com meu habitat, mas com o meu alimento também, pois os outros bichos também estão morrendo.

Já existem vários animais extintos: 35% dos animais de água doce foram extintos 40% dos animais marinhos.

No Brasil, as causas principais da extinção das maiorias dos animais são por tráfico, queimadas e agressões aos ecossistemas. Os mais conhecidos que estão em extinção e em risco são: Ararinha, arara-azul, cachorro-vinagre, cervo-do-pantanal, jaguatirica, lobo - guará, mono-carvoeiro, mico-leão-dourado, eu, tamanduá-bandeira, tatu-canastra, veado-campeiro e vários outros.

A Terra foi criada para ser o lar de vocês e dos outros seres. Ela tem elementos que sem eles nós não podemos viver como: o ar, a água, o solo, as plantas e outros elementos. Portanto, para viver, vocês dependem de tudo isso, mas estão destruindo todo o meio ambiente, degradando o solo com queimadas e formas erradas de cultivar as plantas, através do desmatamento para retirar madeira de modo ilegal sem reflorestamento, destroem a camada de ozônio, além de produzir poluentes como monóxido de carbono.

As geleiras estão derretendo com o calor, há dias que não chove aqui, só aquelas chuvas passageiras que não adiantam de nada. Há aproximadamente um ano o rio Amazonas secou. Estamos na época pior, época de muita seca, alguns animais estão morrendo de sede.

Pensem, não vale a pena se auto-destruir, sei que vocês são gananciosos, fazem tráfico de animais por dinheiro, não têm amor no coração. Existem algumas pessoas que são boas, como os filhotes de vocês, e adultos também. Mas, infelizmente, para funcionar tem que ser um número maior de pessoas boas querendo ajudar. Por isso peço que não nos destruam.

Reflita. Temos um Pai Criador que fez tudo para você, e para mim também. Ele não quer que acabem com tudo que ele criou, com toda perfeição. Vocês são os únicos seres que se destroem.

Tenho que ir agora, vou cuidar dos meus filhotes e procurar um outro lugar para morar. Espero que leiam a minha carta e atendam os meus pedidos. Eu e todos os animais e, principalmente, o Meio Ambiente agradecemos a compreensão de vocês que não destroem.

Tchau! E lembrem-se de NÃO DESTRUIR O MEIO AMBIENTE!

Vanessa - 8º ano


Senhores Humanos

Juiz de Fora, 12de março de 2007.

Sou um urso-polar, e agora vou contar para vocês um pouco sobre a minha espécie.

Os machos da minha espécie têm cerca de 600kg, mas podem chegar à 800kg e medem até 2,60 m. As fêmeas são em média bem menores, com 200 a 300kg de massa e 2,10 m. de comprimento.

Ao nascer o filhote tem 0,6 a 0,7kg. A camada de gordura subcutânea pode chegar a uma espessura de 15cm. Todo o corpo do urso-polar é adaptado para melhor desempenho na água e para o frio. Tanto as orelhas quanto os olhos são pequenos e arredondados. As patas dianteiras são largas para facilitar o nado e o mergulho e as patas posteriores têm cinco dedos. A pele e o focinho são pretos. As solas dos pés têm papilas vacúolos que auxiliam a caminhada sobre gelo. A pelagem dos ursos-polares é branca e cobre todo corpo, inclusive a planta das patas, como isolamento do frio. É composta por uma densa camada de subpelo e uma camada de pelos externos.

No verão, a pelagem se torna amarelada, talvez devido á oxidação produzida pelo sol. Os pelos nas solas das patas são duros e proporciona excelente isolamento térmico e tração sobre a neve. Acima de 10° C, contudo, isto pode levar ao sobre aquecimento do animal. Outra característica da sua pelagem é não refletir a luz ultravioleta.

Minha espécie concentra-se junto á costa uma vez que dependem das águas para encontrar as suas presas. Nós ursos-polares somos excelentes nadadores e podemos percorrer até 80km sem descanso.

Os machos adultos, como todos os ursos podem atacar e matar seus filhotes. As fêmeas os defendem, mesmo um macho medindo em média o dobro do sue tamanho. Aos 6 meses de idade, um filhote é capaz de fugir correndo de um adulto. Os ursos-polares são animais muito preocupados com sua higiene.

Eles acasalam entre os meses de março e junho, com implantação diferida dos óvulos fecundados, de modo que o período de gestação se torna muito longo, entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais. As crias nascem entre novembro e janeiro. As fêmeas têm quatro mamas funcionais ao passo outras apresentam seis. Podem gerar 4 filhotes por gestação, ainda que a média seja de 2 crias.

As fêmeas estão aptas a reprodução uma vez em cada três anos, sendo um dos mamíferos com menos capacidade reprodutiva. É esperado que a ursa-polar tenha apenas cinco ninhadas em sua vida, Atingem a maturidade sexual entre os 5 e 6 anos e em condições naturais, vivem em média de 15 a 18 anos. Um urso-polar busca comida em uma praia rochosa.

De todos ursos, eu sou o mais restritamente carnívoro. Minha alimentação especial é a foca, principalmente a foca-amarela, que tento capturar quando estas emergem num buraco no gelo para respirar. Sua taxa de sucesso, contudo, é baixa, só 5% das tentativas são êxitosas. Um urso experiente captura um foca a cada cinco dias, o que lhe proporciona energia suficiente por onze dias.

Seres Humanos, vocês têm que parar de desmatar as florestas e também diminuir o uso de os carros, motos, caminhões, máquinas à vapor e as indústrias. Porque se vocês desmatarem as florestas, as árvores não vão mais nos dar o ar que precisamos para viver, e vocês têm que parar de poluir o planeta, porque a poluição destrói a camada de ozônio. Sem essa camada os raios do sol entram na Terra e esquentam nosso planeta, e o mais prejudicado dessa história sou eu, porque com a temperatura do Planeta Terra aumentará, as geleiras derreterão e daqui a pouco o mundo não vai ter mais gelo e nem a minha espécie, assim como outras ameaçadas de extinção vão morrer. E se vocês não resolverem esse problema logo vocês vão estar ameaçados de extinção.


Fernando



Leida

China, 07 de março de 2007.

Queridos humanos,

Meu nome é Leide sou uma ursa panda. Cuido de dois irmãos: Nina e Khenai. Cuido deles por que meus pais morreram (eu acho), foi a coisa mais triste que aconteceu na minha vida. Não gosto de falar desse assunto, porém tenho que falar, para que possam entender porque escrevi esta carta. Foi bem assim.

Certo dia eu, mamãe, papai, Nina e Khenai, estávamos em nossa casa uma floresta de bambus. Então mamãe teve a grande idéia de visitarmos uma grande floresta de eucalipto do nosso pantanal. Papai e eu adoramos aquela idéia.

Lá fomos nós para a floresta. Mamãe disse no meio do caminho, que era perigoso levar Nina e Khenai por causa dos caçadores (ela nunca disse direito o que eram caçadores, porém, depois daquele dia fiquei infelizmente conhecendo). Até que nos deparamos com os caçadores, papai e mamãe ficaram desesperados. Papai tentou nos ajudar atacando aqueles homens, porém não deu certos os homens atiraram em meu papai e o prenderam em uma jaula. Já estávamos fugindo quando tentou nos perseguir mamãe que nos escondeu para eles não nos verem; assim atiraram nela também, nós, os filhotes, corremos tanto que não nos pegaram.

Sem dúvida foi o dia mais triste e doloroso da minha vida. Até hoje não acredito que mamãe e papai podem ter morrido... Agora vocês entendem o porquê odeio esse assunto, não é? É claro perder a mãe e o pai não e mole não... E a coisa mais triste da vida de um ser...

Depois que mamãe nos mandou fugir nós corremos sem olhar para onde íamos... E agora... estou perdidinha! Sem contar que ainda estou com os meus irmãos que estão cansados, tristes e com muita fome... Além do medo que estamos do nosso maior predador, os humanos.

No caminho dessa grande aventura encontramos vários animais que me disseram tanto coisas para me animar quanto coisas para nos entristecer. O Senhor Leão disse para mim que era para eu ir para o abrigo de ursos pandas que lá iriam cuidar de mim e dos meus irmãos. Também disse que alguns humanos são legais porém nem todos. Falou que ele não queria me desanimar, mas a maioria dos bichos aqui caçados, quando lutam para não ir embora, na maioria das vezes, não voltam mais, porque, nestes casos, não são levados para reserva ecológica, mas são mortos... e disse bem assim: 'Jovem panda, como o rei da selva, digo que você deve ir para a reserva ecológica”. então ele virou as costas e foi andando.

Tentando achar este tal lugar encontrei um pássaro. Precisei ajudá-lo pois estava bem machucado. Depois perguntei-lhe sobre a tal reserva, o passarinho me respondeu friamente: ''Menina doida!!!, Você está procurando humanos?''Assustada pergunte a ele se a tal reserva era de humanos e ele disse:''Lógico... Lá os humanos te pegam a te põem em jaulas transparentes . Você acha que está tudo normal, e , quando tenta sair uma coisa invisível te prende por lá. De repente começam a passar humanos e mais humanos, todos passam para te olhar e ficam de boca aberta. Começam a te passar a mão e jogar fleshs na sua cara, lá eles chamam de foto. Se um dia você acordar de mau-humor, e um humano chato vier e puxar seu rabo, e você decidir dar uma simples''ameaçada''neles é levado a outros cativeiros e fica lá preso até a morte...

Este nome de reserva florestal é nome para não nos dar medo, mas o verdadeiro nome disto é: zoológico não licenciado... Só lhe dou um conselho nunca vá para este lugar... ''. Então ele saiu voando todo apresado.

Humanos, vou confessar a vocês... estou com tanto medo... medo de não dar conta do recado e Nina e khenai acabarem morrendo. Só tenho três anos, ainda sou uma criança, não consigo caçar tudo que e necessário na alimentação da Nina e do Khenai como conseguirei: carne, folhas, insetos ou ovos?

Vocês têm idéia do que e viver em um lugar não encontra alimentos? E a mesma coisa que vocês chegarem em casa e não terem nada para comer. Vocês ainda têm supermercado já nós temos de caçar se quisermos viver .Uma panda gigante come muito...onde achar alimento e podermos comer em paz sem risco de vida?Além de ser hiper difícil achar alimento aqui e a sede que nos mata. Os grandes reservatórios de água onde os bichos matavam a sede, hoje estão muito poluídos,(tive de salvar o Khenai que quis beber a água de um destes rios) algumas vezes a água não é nem tão poluída, mas, depois que tomamos delas, passamos mal.

Os reservatórios com a água pura são difícieis de se tomar água calmamente, apesar de serem super lotados, alguns predadores ficam lá para catar suas presas, isso nos deixa bem incomodados. Alguns rios são marrons de tanta sujeira tem até espumas, que nojo!!

Meus amigos, onça pintada, mico-leão dentre outros também estão na pior sensação do mundo a sensação de extinção .

Já e o limite!! Vocês, seres humanos, pensam que são os maiorais, os únicos seres vivos de o mundo, porém nós existimos, ok?

E se acham ''os bons''. Porém se tem tanto raciocínio, porque estragam seu próprio habitat? E pior ainda destroem o nosso!! E o seguinte, em nome da nossa amizade, AJUDE-NOS . Ainda tem jeito de voltar atrás... Acabar com as queimadas, a poluição, o desflorestamento, o desmatamento, a biopirataria, ACABEM COM O AQUECIMENTO GLOBAL .

Divulguem esta idéia no coração de vocês. Hoje o mundo está assim, mas depois poderá estar pior! E quem sofrerá? Seus filhos, seus netos e as pessoas que vocês amam.

Abram a cabeça, seres humanos, por favor! Pensem que para todos nós vivermos em harmonia só é necessário o respeito de uns pelos outros.

Por favor, este é um pedido de socorro: o mundo está nas mãos de vocês, e está se demorando. Pode ser tarde demais, mas então vamos agir. Já vocês são a nossa única esperança.

Desculpe-nos por, de vez em quando, invadir o lugar onde vocês moram, porém nós temos fome e vocês estão tirando o lugar onde podemos caçar. Temos que invadir para poder matar nossa fome. Este é um apelo.

A minha sorte foi ter encontrado uma família que nos ajudou e está nos levando para a reversa florestal, porque eles também estão indo... Lá pelo menos sei que Khenai e Nina serão bens tratados.

Humanos me perdoem... mas quanta coragem vocês têm... Deus confiou em vocês os fazendo imagem e semelhança dEle, e vocês...nos traem nos esquecendo e querendo o mundo todinho para vocês...

Humanos, Deus confiou em vocês, por favor sejam dignos desta grande confiança.

Com terno amor
Lembrança

Leide.

PS: Me desculpem por qualquer coisa que escrevi que possa ter ofendido vocês. Beijos

Angélica Vilela


Ararinha Azul.
Pantanal, 13 de março de 2007.

Homem,
Por meio desta carta registro a minha última declaração de vida, o meu canto
silencioso, o meu grito de dor...

Sou uma ave psitacídea. Minha família é grande, sou parente do papagaio,
periquito, jandaia e outras araras. Minhas penas são azuis como o límpido céu, por
isso sou chamada de Ararinha Azul.

Há muitos anos, antes do “descobrimento do Brasil” pelo homem branco, minha
espécie habitava nessas terras. Voávamos livres, tínhamos vários companheiros

E de forma harmoniosa compartilhávamos o mesmo espaço, o meu ambiente.

Meus ancestrais se concentravam no sertão nordestino. Naquela época, o sertão era coberto por um verde vivo com árvores frutíferas, pequenos córregos onde fluía água limpa, era um verdadeiro Paraíso, era a nossa casa, o nosso lar.

Alimento não faltava, pois as frondosas árvores exibiam seus frutos silvestres. Em oferecimento, construíamos os nossos ninhos e acasalávamos para perpetuação da nossa espécie. Cada ovo fecundado era a certeza da continuidade do ciclo da preservação da vida. Éramos felizes!

Mas um dia eles vieram em grandes caravelas, com uma fala bonita, com promessas de um novo mundo, um mundo colonizado por gente “civilizada”, inteligente, povo desenvolvido. Bem diferente daquele que nós conhecíamos, o povo indígena.

Os índios eram denominados por eles “selvagens”, povo sem cultura, gente ignorante, no sentido da falta de conhecimento, assim julgados por eles. Eu não entendo bem desse conhecimento, mas entendo que havia uma ordem natural pela qual os índios viviam. Eles não matavam por prazer e sim apenas para alimentar a sua tribo, defendiam a floresta não destruindo o que a natureza havia lhes presenteados. Havia liberdade.

O discurso do povo civilizado saiu da fala para a ação. Começou o desmatamento desenfreado das matas em busca da madeira, a isso deram o nome de “desenvolvimento” e o início de uma nova era.

Para eles o começo da era da colonização e do progresso, mas para nós o início da era da “extinção”. Extinção da vida, pois o nosso habitat está sendo destruído. Cada árvore derrubada levava consigo um ninho da minha família.

A comida começou a faltar, o clima tornou-se seco, a água foi desaparecendo e o lindo tapete verde que recobria o sertão transformou-se em mato seco, sem vida. Como se todo esse mal não bastasse, a nossa beleza chamou a atenção de homens gananciosos que nos levavam presos em gaiolas. Nascia assim a biopirataria. Essa parte da história não é lembrança é a realidade de hoje estampada em jornais, revistas, etc.
Todo o nosso habitat foi destruído tornando a vida quase impossível.

A minha história está se acabando, sou a única ave sobrevivente da minha espécie em liberdade no mundo. Vivo solitário na região de Curuçá, divisa entre a Bahia e a Paraíba. É duro dizer “estou em extinção”. Um grande esforço tem sido feito para salvar a minha vida e a minha espécie. Cientistas têm trabalhado na recuperação do meu habitat natural, o sertão, com a esperança de trazer algumas aves da minha espécie que estão em cativeiro a fim de aumentar novamente a minha família.É preciso reinventar a vida. Enquanto isso não acontece, o meu canto permanece silencioso, o meu grito é de dor e o um legado não poderei deixar a minha descendência.

Por isto deixo esta declaração, nesta carta, como um legado aos seus filhos e a vocês, para que ao lê-la, possam escrever uma nova história para todos os seres humanos: Preserve o meio ambiente, não poluindo os rios, não desmatando as nossas florestas, preservando os nossos animais, evitando queimadas e ajudando a preservar a atmosfera.

Se ao receber esta carta você se conscientizar da necessidade de descendência é sinal que não terei mais o título de “ave mais ameaçada do mundo” e uma nova história terá sido escrita. Assim uma nova história que fala de respeito, de educação, de cidadania e você certamente poderá ouvir meu canto novamente.

Ararinha Azul, única ave sobrevivente em liberdade.
Graziele - 8ºano


Urso-polar
Ártico 05 de junho de 2007

Senhores humanos,

Sou o urso-polar, também conhecido como urso-branco. Sou um mamífero e, atualmente, sou conhecido como o maior carnívoro terrestre. Tenho hábitos como o de passar 15 minutos eliminando as sujeiras do meu corpo, faço isso porque a sujeira interfere na capacidade de isolamento térmico da minha pelagem. Moro no Ártico, mas também tenho amigos nos “gelos eternos” da calota polar e costas setentrionais da América e Eurásia.

Quando era pequeno, eu e meus irmãos estávamos com fome. Como o meu pai havia fugido de casa, minha mãe foi caçar, mas o tempo passou e minha mãe não voltava, comecei a ficar preocupado, já era noite e minha mãe não voltava, como eu era o mais velho de meus irmãos, acalmei-os e os levei para um abrigo.

Assim que amanheceu fui procurar minha mãe; foi difícil achá-la, mas, quando eu achei, já era tarde demais, ela havia morrido. Até hoje não sei o motivo. Hoje só existo eu da família, o resto já se foi. Uns foram caçados para viver em zoológicos, outros são tapetes, casacos...

Enquanto você se aquece, enfeita sua casa, meus amigos se vão. Imagine você usando a pele da sua mãe ou do seu melhor amigo como casaco. É duro viver assim, você não sabe se amanhã vai estar vivo, se vai ser um casaco, um tapete, ou se vai estar sem casa. Sabe, outros amigos também já se foram, porque, com o prolongamento do verão, as geleiras estão derretendo e isso faz com que eles procurem comida em lugares habitados, colocando-os em conflito com vocês.

As tuas atividades como esportes na neve, exploração de gás e petróleo e pesquisa científica, me pertubam em meu ambiente. Poluição ambiental é outra ameaça. Estando no topo da cadeia alimentar concentro substâncias tóxicas em meu organismo.

Bem, o meu objetivo escrevendo essa carta, é pedir para que vocês me ajudem. Você deve estar pensando: “Mas como vou ajudar?”. Espere um pouco que eu já vou te explicar. Essas dicas que eu vou te dar serve tanto para melhorar o clima quanto para o meio ambiente, para melhorar o meu habitat e para que não corra mais risco:

1- Não jogue lixo nos rios porque polui a água. Jogue lixo no lixo.
2- Não arranque flores e nem derrube árvores porque tira o habitat de vários animais e também interfere no clima. Exemplo: quando você passa em um lugar onde só tem verde, sempre está fresco, não é verdade? Agora imagine se não houvesse isso, o clima seria bem mais quente.
3- Coloque filtros especiais nas chaminés das indústrias, pois elas liberam CO2 que faz buraco na camada de ozônio que aumenta a temperatura e isso faz com que eu fique sem casa.

Resumindo, PRESERVE A NATUREZA!!!

Por favor, me ajudem!!! Eu não quero morrer... quero acordar e saber que nunca vou perder a minha casa, quero ter amigos e poder estar com eles todos os dias, quero estar com fome e ter o que comer,

EU QUERO É SER FELIZ!!!

Kamile



Onça pintada

América do Sul,07 de março de 2007

Senhores humanos,

Sou a onça pintada, moro em florestas e savanas, posso viver até meus 20 anos de idade, e começo a entrar na fase adulta a partir dos 3 a 4 anos. A época de reprodução dura todo o ano, nascem de 1 a 4 filhotes, com peso de 700 a 900 gramas. Somos da família felidae,nosso hábito é noturno e temos um comportamento solitário e territorialista. Gostamos de viver ao sul da Eua, ao México, América Central e América do Sul. Quando estamos na natureza, gostamos de caçar aves e mamíferos. Mas em cativeiros, comemos apenas carne.

Infelizmente, a nossa raça está ameaçada de extinção, pois o homem usa a caça para o seu próprio prazer e ambição.

Usam o nosso couro para fazer tapetes,bolsas,sapatos e etc. Muitas vezes matam jovens e mães ainda prenhas, impedindo assim uma nova reprodução. Outro problema é a destruição do meu habitat, fazendo queimadas e desmatamentos desnecessários.

Vim de uma família de quantro filhotes, mas infelizmente só eu estou vivo até hoje.

Vi minha família sendo morta aos poucos. Meus pais foram queimadas, meus irmãos foram mortos por caçadores, e eu estou lutando pela minha sobrevivência.

Gostaria muito de poder construir a minha própria família. Sair para caçar com os meus filhotes e não ter medo de nunca mais voltar para casa. Poder dormir tranqüilo, sabendo que vou acordar no dia seguinte. Poder fazer as coisas que gosto sem ter medo de nada.

Imaginem só você sem a sua casa, sem seus amigos, sem sua família. Iria ser tão ruim, não iria? Você iria sentir um vazio no peito, não iria ?

Pois é isso que sinto todos os dias antes de me deitar e de levantar. Penso como seria bom brincar com os meus amigos e os meus irmãos, sair para caçar e chegar em casa sabendo que mamãe estaria lá pronta para me ajudar em qualquer coisa.

Mas isso só é possível se o homem olhar para a natureza com mais carinho,e enxergar o mal que ele está fazendo para todo o planeta.

Por isso peço a ajuda de vocês, para que pensem no mal que estão fazendo para todos os animais. Não agüento mais viver com esse medo no coração.

Coloquem-se no meu lugar, e vejam como seria ruim estar sozinho no mundo sem ao menos ter um pai e uma mãe para te proteger dos perigos da natureza.

Ajudem-me, pois como eu também perdi a minha família, muitos dos meus amigos perdem todos os dias alguém que ama.

Não acho justo isso acontecer. Não acho justo a gente levar a culpa de uma coisa que não temos nada a ver.

Por favor, parem de destruir a minha casa e levar embora as pessoas que mais gosto.

Só tenho mais um pedido a fazer “Me ajudem a conseguir montar uma grande família de muitos filhotes, e conseguir assim ocupar esse vazio que tem dentro de mim, sendo assim totalmente FELIZ!

Luana

O Mico-Leão-Dourado

Oi, prazer meu nome científico é Leontopithecus Rosália, mais conhecido como Mico-Leão-Dourado.

Sou da classe Mamália, tenho uma família que se chama Callithricidae. Nós habitamos na Mata Atlântica. Nossa maturidade para as fêmeas é, de 18meses, e para os machos, é de 24meses. Nós reproduzimos de Setembro á Março. Nossa gestação é de 125dias, á 132dias. Nosso peso, quando estamos filhotes, é de 60g, e quando estamos adultos é de 360g á 790g.

Agora acho que vocês já conheceram um pouco de mim. E vou contar como é minha vida.

Alimento-me na natureza de frutas, insetos, ovos, pequenos pássaros e lagartos. E minha outra alimentação é em cadeias onde me alimento de: frutas, ovos, carne, e insetos.

Possuo uma pelagem de cor de fogo, e uma juba em torno da minha cabeça, isso que deu a origem ao meu nome. Meus pêlos são super-cedosos e causam muita inveja! Ao sol ele fica superbrilhoso e iluminoso.

Agora quero fazer um apelo a todas as pessoas que querem o nosso bem! Não só meu bem, mas também de todos os outros animais!

Na minha casa, não me deixam viver direito, porque sofro muito, com as queimadas, o desflorestamento, enfim eu e os meus amigos estamos muito tristes! Um outro problema que enfrentamos na Mata e nos rios é a poluição! Pensem como vai ficar minha vida se...

“Se cortarem as árvores, onde irei viver?”

“Se as geleiras derreterem, onde os pingüins vão morar?

Se a Mata acabar, onde os leões, as onças, as cobras, e muitos outros animais irão viver?

Não teremos casas?

Estamos sofrendo, pessoal, nos ajude!

Do jeito que está não pode continuar, tomem uma providência, por favor! Denuncie as pessoas que querem fazer mal a natureza e para nós os animais.

OPS! Esqueci de dizer que atualmente só resta um único local de preservação de nós Micos-Leões-Dourados. É a reserva biológica de “Poço das Antas no município de Silva Jardim”.

Vá até lá e nos ajude! Queremos uma resposta o mais rápido possível!

Ajude também a natureza sempre preservando-a e nunca poluindo-a!

Não nos deixe sofrer nas mãos das pessoas que só querem nos destruir. Não deixe que isso aconteça!

“Natureza e animais, nós queremos vocês vivos! Para sempre”

Nós precisamos de ajuda para conseguir chegar em um determinado ponto. Por Favor, você poderá nos ajudar nessa campanha!

“Desmatamento NÃO, natureza preservada SIM”

“Queimadas NÃO, animais vivos SIM”

Assim conseguiremos um mundo melhor?

Com certeza SIM!

Se todos se mobilizarem tenho certeza que teremos sim, um MUNDO MELHOR!

“Salvem os animais, salvem a Mata Atlântica, não mate os animais”

E você também pode fazer parte dessa campanha é só nos ajudar no que estamos pedindo, sua ajuda será muito boa para todos nós! Basta se informar nos sites ou então se preferir no lugar de preservação que fica situada em Poços das Antas.

INFORME-SE LÁ E NOS AJUDE!

Não esqueça de preservar a natureza, deixar os animais vivos e a Mata Atlântica preservada e linda!
VALEUUUUUUUUUU!
ATENCIOSAMENTE:
SR.Mico Leão Dourado

Thaís



Evitem Fazer Queimadas*

Olá! Um lobo.
Vocês acham que desmatando as florestas estão evoluindo, estão enganados, pois isso traz um enorme prejuízo para todos vocês, seres humanos.
Saiba que através das queimadas, nossa espécie está sendo dizimada, pois a única maneira de alguns homens não terem prejuízo é acabando com a gente. Aqui em Portugal, pode haver cerca de 200 lobos, talvez um pouco mais.
Há cinco anos, nossa alcatéia era formada por todos nós da família, mas como o meu pai morreu e os meus dois irmãos foram levados para o parque, outros lobos que nós encontramos na mudança de território, se juntaram á nós.
Hoje, o líder de nossa alcatéia tem 29 kilos e quinze anos, eu, tenho cinco anos e minha mãe treze.
Todos acham que somos parecidos com os cães, mas não somos. Talvez a mais importante diferença entre nós, os lobos, e os cães é a nossa maneira de beber água, nós bebemos água como se fossemos um aspirador, enquanto cão utiliza a língua para trazer a água até a boca.
Somos muito vistos em filmes e geralmente em lugares frios, pois esse é o nosso habitat natural e como somos fortes, conduzimos trenós, para vocês humanos se deslocarem a passeio ou para sobreviver em meio à neve.
Portanto, somos muito úteis para a raça humana e é o próprio homem quem está nos destruindo e causando assim uma grande perda para todo eco-sistema, deixando nossa raça em em extinção. E quanto mais vocês poluírem a terra com gases e vapores, através de queimadas, poluição provocada por carros e indústrias mais aumentará a destruição da camada de Ozônio que tem a função de proteger a Terra dos raios solares. Com a destruição dessa camada, a terra fica mais exposta ao sol, e conseqüentemente a temperatura aumenta.
Alguns cientistas calculam um aumento de 6ºc durante este século. Se isso acontecer, as conseqüências em 2050 seriam catastróficas. As geleiras (calotas polares), derreterão e com isso o nível do mar subirá causando inundações, colocando em risco a vida da população das zonas costeiras. As grandes cidades terão grandes alteraçães climáticas, em relação à chuvas e secas.
Por isso ainda há tempo de salvar a natureza.

Obrigado,

Sendo assim,
“NÃO POLUAM A NATUREZA”

Matheus Camilo

Nenhum comentário: