segunda-feira, 11 de junho de 2007

Cartas do 9º ano



Jaguatirica

Mata Atlântica, 12 de março de 2007

Olá, habitantes desse mundo,
Como vão vocês? Bem, eu não estou tão bem como queria... vou contar à vocês o que está acontecendo comigo.

Sou uma Jaguatirica, moro aqui na Mata Atlântica. Saio muito à noite para caçar algo que possa comer e, durante o dia, prefiro durmir nos galhos das àrvores ou escondida entre a vegetação.

Normalmente ando em pares, mas tenho ficado com muito medo...
Antigamente, o que eu mais tinha que me preocupar era com a onça que vivia atrás de mim querendo me comer, porém hoje, além dela, tenho que me preocupar também com o homem, que vem cada vez mais tentando destruir o lugarzinho onde eu vivo e acabar com toda a minha família, sabe pra quê? Para agradar algumas pessoas fazendo casacos com a pele dos meus parentes!

Mas eu vejo que essas pessoas não pensam no que estão fazendo, elas apenas querem ver o bem estar delas. E eu? E minha família? Como ficamos? Simplesmente, chegam aqui, invadem o lugar onde vivo e querem levar tudo... Vivo fugindo, me escondendo, não consigo mais brincar, porque a qualquer minuto pode aparecer alguém aqui e me levar embora para bem longe.

Até as àrvores estão desaparecendo! Para onde essas pessoas estão levando esse lugarzinho tão gostoso que tenho para descansar? Por que elas só pensam nelas mesmas e acham que sou um objeto que quando elas acharem podem pegar, usar e jogar fora?

Queria poder voltar no tempo... Para poder viver em paz, tranqüila, sossegada, com várias àrvores para que pudesse descansar, rios limpos para que pudesse caçar meu alimento e nada, enfim simplesmente viver com segurança, sem ter medo de sair de algum lugar e nunca mais voltar.

Mas sozinha não vou conseguir, vocês têm que me ajudar!
Deixem as àrvores em paz nas florestas, não jogue lixo nos rios para matar meu alimento, esqueçam os casacos de pele, pois enquanto um de vocês se enfeita com um desses, um animalzinho como eu pode Ter acabado de perder sua mãe.

Quero viver muito ainda, e se conseguir a ajuda de vocês sei que vou viver, voltarei a ter minha vida como sempre foi. Quero conhecer muita coisa, descobri tudo o que puder sobre esse mundo, mas se tudo continuar assim sei que estarei perdida...
Por que vocês que já me conhecem, não pensam em quem está para nascer? Um dia eles podem querer me conhecer. Quero ver vocês contarem a verdade! Virarem para aquela criança ou mesmo um adulto e falar: “Fomos NÓS que acabamos com eles para conseguir o NOSSO bem estar e a NOSSA elegância.”! Sei que não terão coragem e mentirão...

Agora pergunto a vocês:” Vocês gostam quando um animal entra na casa de vocês?” Tenho certeza de que não. Desse mesmo modo não gosto de estranhos entrando na mata onde moro e fazendo tudo o que bem entendem como se aquele lugar pertencesse a essas pessoas, somente a elas, e não as animais que moram nela.

Já chega! Coloquem um basta nisso! Percebam que eu e muitos outros animais queremos viver! Viver livremente, sem medo nenhum! Ajudem-me! Não acabem comigo, sei que vocês podem, sei que vocês são capazes de mudar seus pensamentos e fazendo isso conseguirão me salvar.

Esse é o apelo que eu faço a vocês, e agora deixo nas mãos de todos que lerem essa carta a responsabilidade de salvar a minha vida.

Sei que muitos vão pensar: “ Que diferença vai fazer se somente eu fizer alguma coisa? De que vai adiantar isso se o mundo é tão grande e tão cheio de gente?” Pense bem, se você sabe que pode ajudar não pense nos outros aja por si próprio, que você pode ter certeza de que nesse mundo todo alguém pensa como você, e através dessas poucas pessoas, outras irão ver e seguir esse seu exemplo, e se tudo der certo TODOS se conscientizarão de que mudar é preciso.

Agradeço desde já a todos.

A Jaguatirica


Priscila - 9º ano





Por Favor, parem!


Oi, sou uma arara-azul, uma arara-azul como quase qualquer outra, mas tenho um anel amarelo em volta do olho e meu bico é bem grande.

Tenho o costume de comer sementes e frutos. Meu nome é Leopar. Acho que estou no fim de minha vida, porque as ataras-azuis vivem em torno de 30 a 40 anos, e eu estou com 37. Quero fazer algo bom pelo mundo, quero ajudar-me e ajudar os outros araras que aqui habitam, não quero continuar presenciando os desmatamentos e nem que as outras araras presenciem.

Perdi uma filha e ”mulher” . Minha filha foi capturada para comércio e minha mulher foi baleada e morta pelos matadores, sofro até hoje, é uma dor sem igual, não desejo isso a ninguém. Como já disse quero fazer algo bom, que ajude outras araras - azuis.

Onde eu vivo, boa parte da floresta está desmatada e muitos amigos meus já se foram por causa das queimadas e também da caça. Quero acabar com isso tudo: o desmatamento, a caça, o comércio de aves, por isso lhes envio esta carta.

O que vocês estão fazendo é muito cruel, desumano, não é nada cordial conosco. Vocês sabem muito bem do que estou falando. Sabem que estou falando por suas maldades.

Vocês estão queimando nossas casas, matando nossos familiares e amigos, estão nos comercializando, isso é impiedoso, como podem fazer isso conosco?

Vocês estão destruindo nossa morada, estão cortando as árvores que é onde moramos e criamos nossos filhotes e ainda por cima destroem por prazer em ver nossa desgraça. Suas máquinas suas indústrias estão fazendo com que o ar fique mais poluído.

O clima está quente demais, tanto que alguns de nós estão esvaecendo, pelo aumento absurdo da temperatura vocês estão modificando nosso comportamento prendendo-nos em jaulas. Animais como nós precisam de espaço. O que vocês produzem é horrendo, acabam com os rios e as plantas. Vocês são uns porcos, Opa! Opa! Porcos não? Os porcos não tem nada com isso e aliás eles são mais limpos que vocês.

Agora se coloquem no meu lugar, perder uma filha por causa do comércio, por causa do maldito governo que não investiga corretamente, perder uma mulher por um prazer sujo e desumano que é caça. Ver amigos sendo capturados, ou sendo mortos em sua frente. Assistir ao seu lar sendo queimado, imagine só que tristeza!

Assistir os animais sofrendo, isso é ruim demais, dói lá no fundo do coração. Assim lhes pergunto onde está a moral? Onde está o respeito? Onde está a cortesia? Onde está a educação? Onde está a compaixão conosco? E os valores, para onde foram? Não podem simplesmente evaporar.

Não estou querendo que vocês sintam pena de mim, até porque não vai ajudar, mas que vocês reconquistem os valores, tenham compaixão para com todos nós, queiram bem para o próximo, poxa! Vivemos no mesmo mundo, sendo assim vivamos respeitando uns aos outros. Nós araras também temos sentimentos, somos seres ”como vocês”, não podem destruir nossas casas, matar nossos amigos, nos capturar. Somos diferentes de vocês, mas não piores ou menos inteligentes, apenas diferentes.
Um abraço

Arara-azul

Pedro Britto - 9º ano





Mata Atlântica

Olá, Queridos Seres Humanos

Sou o Mico-Leão-Dourado, e gostaria de fazer um alerta a vocês. É impossível dizer quantas espécies de plantas e animais desapareceram das florestas brasileiras sem que tenhamos conhecido, ou que tenham sido estudadas. Também não sabemos quantas resistiram a devastação, como também é difícil prever o futuro das mais de 200 espécies de plantas e animais ameaçadas de desaparecer das matas do Brasil.

De todos os animais ameaçados de extinção, sou o símbolo da conservação do meio ambiente no Brasil e um aliado na preservação da Mata Atlântica, que é um dos mais ricos ecossistemas do mundo. Nós, os Mico-leões-dourados, gostamos de dormir nos troncos ocos das árvores, acordamos com as primeiras luzes na floresta.

Nosso grupo de nove pequenos macacos localizado em Poço das Antas no Rio, há a figura costumeira do líder — cauteloso ele se certifica de que está tudo bem nas redondezas.

Afinal, ele zela por uma família numerosa. Assim que deixamos o abrigo, nós subimos até a copa das árvores para a primeira refeição do dia. Depois partimos para uma longa jornada. Nós estamos sempre nos movimentando no alto das árvores que tem até 15 m de altura.

Na Floresta Atlântica, chove bastante durante a maior parte do ano. A chuva seria uma ameaça para nós. Como temos muito pelo e um corpo que não passa de 30cm estamos a mercê de pneumonias. Mas é a umidade que faz

A mata exuberante de árvores altas com grandes copas, muitas bromélias e cipós. Fica fácil encontrar abrigo e alimentos. O cardápio da floresta é farto. Só dentro da reserva, nós comemos mais de 40 tipos de fruta.
Frutas são o que mais gostamos. Mas, nas refeições, não faltam também gafanhotos, pererecas e lagartixas.

Os filhotes, enquanto não se tornam independentes, precisam de ajuda para comer. A cada ano nascem dois filhotes de uma gravidez de quatro meses. Atualmente na reserva Biológica de Poço das Antas não há espaço para novos grupos. Ali vivem 300 micos, mais da metade do que resta da espécie na natureza.

A minha ameaça de extinção começou, quando caçadores nos pegavam e nos vendiam para comerciantes no Rio de Janeiro, e até para outros estados que por não saber que nos vivíamos em grupos familiares e que tínhamos uma certa belicosidade uns com os outros, nos colocavam todos juntos em um caixote, e resultado: em uma semana, antes de sermos vendidos, a metade estava morta.

A caça, a destruição das matas, por vocês humanos, a derrubada das árvores, as queimadas, têm feito o número de animais ameaçados de extinção crescer a cada ano. Por isso peço a vocês que protejam a natureza, não desmatem as florestas, pois assim vocês estão destruindo o meu habitat natural.

Vocês gostariam que eu fosse a sua casa e a destruísse?

Pense nisso e me ajude. Espero que vocês entendam meu apelo e desde já, por mim e por todos os animais ameaçados, agradeço.

Atenciosamente

0Mico-Leão-Dourado

Lívia Priscilla - 9ºano




O Panda Gigante

Olá, amigo.


Para você que não me conhece, sou o urso panda-gigante, e ultimamente estou tendo muitas dificuldades em minha vida. Vou lhe contar tudo.

A última vez que sai para tomar meu café da manhã, quase fui capturado. Um caçador com sua arma começou a me perseguir e até atirou em mim com aquela arma, mas tive muita sorte e consegui me esconder em uma pequena gruta, onde encontrei um velho amigo urso que estava muito triste. Ele chorava como uma criança de tanta tristeza, devido a duas grandes armadilhas terem capturado sua esposa e seu pequenino filho, que havia nascido há poucos dias.

Bem, fiquei ali um pouco com ele, e ao perceber que aquele caçador tinha saído da floresta, corri bem rápido e ligeiro sem ninguém perceber e logo cheguei em casa.
Ao chegar, contei tudo para minha namorada e ela me disse que aconteceu uma coisa muito ruim com uma amiga panda que ela tinha, e percebi que foi um acontecimento muito ruim também.

Ela me contou que a amiga dela foi tomar um banho no lago central da floresta com seu namorado, e no meio do banho, eles ouviram um barulho muito esquisito na floresta, pareciam passos em cima de folhas secas de bambu, mas o barulho acabou, e bem rápido. Uns cinco minutos depois, a urso panda, só ouviu um tiro e logo após o seu namorado caiu nas águas do lago. Vários caçadores começaram a gritar e correr, ela se assustou muito e se escondeu atrás de uma grande pedra e ouviu um caçador dizendo que iria fazer um lindo e grande casaco de pele com o seu namorado, então ela saiu correndo pela floresta, começou a chorar, porque havia perdido a pessoa que tanto amava

Conheço também a história de um panda bem idoso, que ao passear pela floresta num dia lindo de sol, caiu em uma armadilha, num buraco muito fundo. Ele começou a gritar e então os malvados caçadores vieram correndo e o maltrataram ali mesmo naquele enorme buraco e o levaram para fazer sabe-se lá o que?

Sabe, nós vivemos em lugares específicos, lugares que têm de ter um bom clima, tem de ter uma boa alimentação, uma boa comodidade, um bom modo de viver, e por mais que sejamos protegidos ainda estamos em grande perigo, não podemos mais sair de nossas casas para não sermos caçados por homens sem coração que não pensam nos animais e muito menos na natureza em que nós vivemos.

Se fôssemos mais protegidos, poderíamos ter mais privilégios, como ter mais filhos para aumentar a nossa espécie, mas não vamos por nossos filhos no mundo, para serem mortos por homens sem amor.

Por isso, meu amigo que está lendo essa carta agora, eu lhe peço encarecidamente, ajude-nos a combater esses horríveis homens que querem nos matar, porque só assim sobreviveremos, só assim, multiplicaremos a nossa geração, só assim iremos querer colocar nossos filhos na floresta para conviver em paz e crescer com uma vida digna que um panda merece.


Essa carta foi escrita por um amigo panda que ainda sobrevive.

Willian - 9º ano




Águia Dourada


Olá, pessoal. Sou a Águia Dourada moro na Eurásia na África do Norte e na América do Norte . O meu ambiente de procriação na América do Norte, inclui o México, os Estados Unidos Ocidentais como Dakota, kansas e Texas, também o Alasca e pelo norte do Canadá.

Não existe nenhum registro de meus ninhos em Minnesota. Durante o inverno, posso ser achados no Alasca Meridianal e Canadá, os Estados Unidos ocidentais e México, são vistas algumas águias douradas em Minnesota, em todos os outonos durante migração e ocasionalmente no rio Mississppi durante o inverno.

Nós, as águias douradas, somos protegidas pelo governo dos EUA, e somos consideradas ameaçadas de extinção. A nossa caça e a eliminação de presas por alteração de habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam a nossa população. Nós, águias douradas, abandonamos nossos ninhos durante a incubação se formos pertubadas.

Nossa alimentação inclui mamíferos, principalmente pequenos como: coelhos e lebres, também roedores e 20% da dieta são compostos de pássaros e de répteis.
Minhas característica físicas são ter uma grande asa arredondada, um grande bico amarelo afiado, também o meu peso é de 4 a 6kg. O meu comprimento é de 30 a 40 metros. Minha ninhada é de 1 a 4 ovos, mas o normal é de 2 ovos .

Me sinto tão importante que gostaria de fazer um apelo. Gostaria que me considerasse, como os outros animais, me protegessem não deixando acontecer tantos acidentes como as queimadas que nos prejudicam tirando o nosso meio de sobrevivência, como me daí, quando vejo o fogo acabando com o meu ambiente, o homem também com o avanço da tecnologia, vem desmatando, acabando também que tudo oferece para mim, como: alimento, sombra, ninho, sem contar a beleza que são as matas, o oxigênio que respiramos. Como ficará?

Esse efeito estufa está fazendo com que os gelos do Polo Norte, derretam, pois com isso o homem está fazendo com que a natureza acabe ainda mais rápido, através das fumaças dos erros das queimadas sempre avançando mais e mais, acabando com a natureza.

Senhoras e senhores, como já falei, volto a falar e a reforçar o meu apelo para que não deixe acontecer mais o que está acontecendo. Peço a vocês, que se dediquem mais, sensibilizem-se mais, com esse problema que está me maltratando.

O ser humano precisa valorizar e olhar mais para a natureza.
Observe que não tem como sobreviver sem ELA? Coloque-se no meu lugar? Seria possível viver sem ela?

Enfim, como tudo já foi falado, discutido, peço aos Senhores, para que olhem com atenção e carinho, para esta minha carta, porque nós animais estamos sofrendo!

Um abraço


Águia Dourada


Dário Henrique - 9ºano



Onça-pintada


Floresta Amazônica,12 de Março de 2007

Olá! Seres humanos e amigos.

Tudo bem com vocês? Vou lhes falar um pouco sobre mim e o lugar onde moro. Eu sou a
onça pintada, um animal muito ágil, forte e bonito. A minha casa se chama floresta amazônica;aqui é um lugar muito bonito cheio de flores, muitas águas,árvores gigantescas e também muitos outros animais que moram comigo aqui.

De uns tempos para cá, venho andando um pouco triste, tenho até passado um pouco de fome.

Para ser sincero estou até pensando em mudar deste lugar maravilhoso que é aqui, muito dos meus amigos já foram. É porque chegou um tal de desmatamento que está deixando todo mundo com medo. Ouvi falar que esse tal de desmatamento vem destruindo muita coisa por aqui .

Ele destruiu algumas caças de alimento meus. Por isso que estou pensando em me mudar daqui; não tem tantos alimentos e não quero passar mais fome do jeito que estou passando não! É já que estão todos indo embora daqui, também vou, pois lá onde eles estão deve ter muitas comidas, pois não vi ninguém voltando.

Mas pensando bem lá não deve ser tão bom quanto aqui, pois ouvir falar que lá não tem tantas coisas gostosas como aqui tem. Bom como eu estava dizendo, o desmatamento não quer nos ajudar de jeito nenhum, pois se ele quisesse deixaria tudo do jeitinho que estava e não ficava tirando tudo do lugar e deixando assim feio e sem vida nenhuma.

Já que não estou com outras escolhas a tomar, vou ter que ir para onde vocês moram.

Mas pra falar a verda de estou com uma pena de deixar toda essa “belezura” aqui.

Por isso, queridos amigos, estou através dessa carta, querendo um favor de vocês.

Será que vocês poderiam pedir ao senhor desmatamento para parar de destruir tudo aqui? Por favor não vão esquecer de falar com ele pra mim tá?!

Estou esperando um a resposta o mais rápido possível!

Um grande abraço do novo amigo.

Onça Pintada
Nathália- 9º ano



Urso Polar

Aos seres humanos do Planeta Terra
Oi, pessoa!!! Me chamo Urso Polar.Tudo bem com vocês?

Ah! Comigo não está nada bem! Estou muito muito triste com as atitudes que vocês seres humanos estão tendo com meu habitat onde vivo junto com a minha família. Vocês não tem idéia de quanto as geléiras dos Polos Norte e Sul significam para nos vivermos. Sem elas todos da minha espécie iremos morrer porque o único lugar do planeta que podemos viver é nessas geleiras.

Nós ursos temos todas as características para vivermos em terras geladas.Temos uma densa camada de pêlos que nos mantêm aquecidos. Nos alimentamos de salmão, peixes que procriam em águas geladas.Jamais conseguiríamos viver em terras quentes, só de imaginar fico apavorado.

Todos da minha família estamos suplicando a vocês humanos que não poluam mais o Planeta Terra e que vocês se conscientizem dos seus atos de desmatamento, poluição do ar, das águas dos rios, ou seja, do descaso com os bens naturais essencias para a sobrevivência de todos os seres do nosso planeta.

Existem alguma solução? Claro que sim! Está nas mãos de vocês humanos.
Que tal plantar árvores através de um grande projeto que envolva a sociedade mobilizando as empresas, escolas, igrejas, de modo que todos busquem a preservação como única solução para a nossa sobrevivência.

Eu penso que só vocês podem nos salvar, isso é possível para vocês e vital para a minha espécie.

Pensem nisso. A natureza agradece!!!!

Obrigado!

Urso polar!

Vinícius Pereira - 9ºano



Largato

Oi, pessoal! Tudo bem?

Eu sou um largato da floresta Amazônica, meu nome é Vitor. Vivo aqui desde que nasci, meu pai e mãe, avôs e avós também, resumindo, todas as gerações de minha família viveu aqui desde que fomos criados .

Vivo em uma ampla plantação de eucalipto. Sempre acontece de meus amigos ou parentes se ferirem com a queda de árvores, com erros de pessoas humanas, como pisar em nós, passar com o carro por cima de nós sem nos ver, e sem prestar socorro.

Meus alimentos principais são alguns tipos de frutas, plantas e insetos, mas com a devastação que o homem pratica os meus alimentos estão acabando. Vocês tem cortado todas as árvores frutíferas para plantar eucalipto, usam inseticidas para acabar com os insetos, e queimam todo tipo de planta que não seja o eucalipto para deixar as plantações limpas .

Outro problema é o tal do fogo que eles manipulam. Há alguns meses meu irmão mais velho foi buscar alimento para a minha mãe e meus irmãos pequenos, e não voltou mais, ficou preso em uma queimada de pasto feita para uma plantação de batatas .

Outro que morreu de forma parecida foi o meu pai. Ele largou a minha mãe comigo, com meu irmão mais velho e minha mãe grávida de gêmeos (com dois ovinhos) .

Hoje quem cuida dos meus irmãos e da minha mãe sou eu. Não sei o que seria deles se eu morre-se como meus parentes e amigos, ainda mais depois que pisaram na minha mãe e no meu irmão e tiraram uma perna de cada um , eles ficaram totalmente dependentes de mim. O meu outro irmão teve os seus movimentos meio limitados por ter caído de costas num chão de cimento onde os plantadores de eucalipto almoçam.

Então amigos, por favor, não sigam o exemplo destes plantadores de eucalipto. Façam as suas atividades econômicas que se utilizam a mata , mas respeitem os animais sem fazer queimadas , desmatamentos, sem jogar agrotóxicos, sem nos caçar para vender nosso couro, carne, pele e etc.

Tenham respeito por nós que teremos respeito por vocês, afinal nós todos vivemos no planeta Terra e ele é de todos nós. Cada um de nós temos um papel fundamental para a existência dele: as árvores para purificar o ar, os largatos , como eu, servem para acabar com pragas de insetos, cavalos para a locomoção humana, coelhos , veados e etc, sevem para a alimentação de outros animais, assim como os insetos, a mesma coisa no mundo marinho os peixes pequenos servem de alimento para os peixes grandes, que são o alimento dos humanos .

Portanto, gente, preservem a natureza, porque ela e muito importante para a terra , não a agrida .

Preservem os animais de todas as espécies que eles preservarão vocês, lhe dando alimento , comodidade e proteção. Sem nós vocês não são nada por isso nos respeitem e preservem-nos .

A sua e a nossa vida depende somente de você .

Vinícius Rezende- 9ºano

Nenhum comentário: